LOGO.png
face.png
insta.png

Portinari no Salone del Mobile 2022

Com inspiração na filosofia oriental do Kintsugi, a exposição Perfeita Imperfeição trouxe uma reflexão sobre o tempo, suas marcas e o futuro.


Divulgação/Cerâmica Portinari


A maior feira de arquitetura e design do mundo aconteceu entre os dias 7 a 12 de junho de 2022, em Milão. Em sua 60ª edição, a feira teve como tema principal "Design with Nature", trazendo o conceito de olhar para o futuro, incorporando a consciência ambiental na produção de móveis. Em mais de 200.000 m², cerca de 2.100 expositores apresentaram suas novidades e tendências criadas para o segmento de decoração e design.


Ode à imperfeição


Em seu 5º ano de participação, o brasileiro Pedro Franco, da A Lot of Brasil, lançou sua nova coleção intitulada “Perfeita Imperfeição”. Com texturas e tons claros, o espaço encantador convidou os visitantes a refletirem sobre o passar dos anos e a valorização das imperfeições.


Com inspiração na técnica japonesa de reparar cerâmica usando ouro chamada Kintsugi, Pedro levou para Milão lançamentos que incluem uma linha de tapetes desenhada com formas orgânicas e linhas douradas e também um novo modelo de aparador e mesa.


Kin (ouro) Tsugi (junção) é a tradução literal do pensamento. Nessa técnica partes “quebradas” são juntadas uma a uma , num processo trabalhoso que dura semanas e posteriormente fixadas com fio de ouro. A filosofia do Wabi Sabi realça a beleza do desprendimento da perfeição.


E neste ano, ao lado da Cerâmica Portinari, eles criaram a coleção de porcelanatos Tempo, que compôs seu stand e serviu como uma plataforma cerâmica para levar os observadores à reflexão.


Segundo Pedro, a coleção Tempo foi constituída através de um “design filosófico”, da intersecção da estética da terra rachada (região do sertão brasileiro) e da técnica do Kintsugi. As marcas das peças representam as cicatrizes da vida e essas linhas nos levam para a construção de um novo futuro.


Em relação design, foi utilizada tecnologia de ponta para conseguir tridimensionalidade nas peças, resultando em uma cerâmica “holográfica”. Quando olhada de frente, ela parece uma peça branca, mas quando se dá um passo para trás, o efeito holográfico aparece. É onde as marcas da vida se mostram presentes!


Divulgação/Cerâmica Portinari


Divulgação/Cerâmica Portinari


O lançamento traz três produtos, no formato 60 x 120, em cores distintas: marrom, preto e branco. São diversas opções que valorizam os espaços com a beleza das marcas do tempo.


Divulgação/Cerâmica Portinari


Confira mais em: https://www.ceramicaportinari.com.br/blog/?p=2303


Mais design, tendências e inspirações para você em nossas lojas: Franca/SP Passos/MG Uberaba/MG


E também em nossas redes sociais:

Instagram Facebook